O Mirage F1 foi o sucessor do Mirage-III na força aérea da França, e representou um corte com a tradicional estética do Mirag-III que se caracterizava pela asa em Delta.
O Mirage F1 C entrou em serviço pela Força Aérea Francesa em Maio de 1973, quando a primeira produção destes caças foram entregues. Inicialmente eles eram equipados com 2 mísseis ar-ar Matra R530 de médio alcance além dos dois canhões internos de 30mm. Mais tarde, já no final dos anos 70, estes mísseis foram substituídos pelo Matra Super 530 F, além dos trilhos instalados sobre as asas para abrigar os mísseis ar-ar Matra R550 Magic de curto alcance.
O Mirage F1 C entrou em serviço pela Força Aérea Francesa em Maio de 1973, quando a primeira produção destes caças foram entregues. Inicialmente eles eram equipados com 2 mísseis ar-ar Matra R530 de médio alcance além dos dois canhões internos de 30mm. Mais tarde, já no final dos anos 70, estes mísseis foram substituídos pelo Matra Super 530 F, além dos trilhos instalados sobre as asas para abrigar os mísseis ar-ar Matra R550 Magic de curto alcance.
Os estudos com o Mirage 4000 começaram no ano de 1976, em paralelo com as do Mirage 2000, caça que tinha acabado de ser escolhido para equipar a Força Aérea Francesa. Comparável em tamanho com os caças americano F-15 Eagle ou com o russo Su-27 Flanker, esta aeronave podia carregar três vezes mais combustível do que o Mirage 2000 e podia ser reabastecido em vôo. Foi construído utilizando-se de materiais compostos de carbono permitindo uma considerável redução de peso e uma excelente resistência à fadiga, se tornando o primeiro avião do mundo a utilizar tal material.
O Mirage 4000 foi um protótipo de duas turbinas desenvolvido pela empresa francesa Dassault Aviation e que teve como base o caça Mirage 2000, em que compartilhava de um mesmo conjunto de características, como motores, asas em delta e aviônicas.
O desenvolvimento do protótipo foi totalmente financiado pelo seu fabricante, sendo este projeto posteriormente descontinuado.
O Mirage 4000 foi um protótipo de duas turbinas desenvolvido pela empresa francesa Dassault Aviation e que teve como base o caça Mirage 2000, em que compartilhava de um mesmo conjunto de características, como motores, asas em delta e aviônicas.
O desenvolvimento do protótipo foi totalmente financiado pelo seu fabricante, sendo este projeto posteriormente descontinuado.
O Dassault Mirage III é um dos mais bem sucedidos caças supersônicos já construídos. Desenvolvido pela Dassault Aviation da França na década de 1950, foi o primeiro avião de combate europeu capaz de voar a uma velocidade de Mach 2. O Mirage III foi produzido em diversas versões e adquirido pelas forças aéreas de vinte países num total de 1.422 unidades construídas.
O Mirage 2000 foi desenvolvido pela Dassault Aviation para a Armée de l'Air em substituição ao programa Avion de Combat Futur. A Dassault Aviation visava atender as necessidades francesas e repetir o sucesso comercial internacional alcançado pelo Mirage III, competindo com o americano F-16. O último de uma linhagem que se iniciou em 1956 com o Mirage III e seguiu com o Mirage F-1, o Mirage 2000 é um caça polivalente, com asa em delta, e comandos fly-by-wire (FBW) . A Força Aérea Francesa (Armée de l'Air - AdlA) requisitou um aparelho para substiruir os Mirage F-1, mas o projeto que a AMD apresentou era 2,5 mais caro que o Mirage F-1, o que forçou o governo francês a cancelar o programa em 1975. A AMD, por iniciativa própria, trabalhou numa versão menor e em 1976 foi escolhida para o desenvolvimento do novo caça da Adla, o Mirage 2000.
O Dassault Rafale é um caça considerado de 4ª geração. A Dassault Aviation iniciou seu projeto na década de 80 afim de substituir todos os Mirage 2000 da força aérea francesa. O Rafale é um caça polivalente, sendo um caça-bombardeiro de amplo raio de ação, com 14 pontos duros ele pode carregar um excelente arsenal ar-ar ou ar-terra, ou também tanques extras o que aumenta ainda mais seu raio de ação. Os componentes aviônicos do Rafale são muito avançados, mas entre eles destaca-se o seu radar multi-funcional Thomson-CSF Detexis RBE-2 que opera junto ao sistema eletro-óptico avançado OSF (Optronique Secteur Frontal), que inclui câmeras infravermelhas FLIR, telêmetro laser, etc...
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