sábado, 30 de abril de 2011

Os monstros do mar



Os anos passam e o mundo muda, mas as lendas e mitos sobre 
os segredos dos mares e seus misteriosos habitantes ainda 
persegue e fascina os homens.
Grande expansão dos supostos encontros com esses seres se 
dá com a exploração marítima, que tem seu auge nos séculos
 XVI, XVII e XVIII. Lendas de criaturas monstruosas e terríveis
 que atacavam embarcações eram contadas e agora com a
 descoberta de um "novo mundo" a possibilidade do 
desconhecido era ampliada.
Mapas antigos mostravam criaturas monstruosas e colossais 
que estavam a espera dos nautas

Homero no seu livro "A Odisséia" descreve a volta para casa do
 valente Ulisses relatando os perigos que ele enfrenta, dentre 
estes, criaturas marinhas como:

Cila

kraken

kraken representado filme Fúria de Titãs (Clash of the Titans) - 1981


O monstro de Loch Ness



Rumores acerca de uma criatura estranha em Loch Ness existem há pelo menos 1595 anos. O primeiro registo escrito aparece na Vida deSão Columbano (também conhecido como São Columbina) escrita pelo próprio no século VI, onde Columbano descreve como salvou umpicto das garras do monstro. Em outro ponto da obra, o santo conta que matou um javali com o poder da sua voz, o que levanta questões sobre a credibilidade dos seus relatos, mas o javali pode ter morrido por outra causa enquanto ele gritava ou simplesmente Columbano usou uma metáfora, como estar usando "Voz" como algo relativo ao povo e usado um exército de pessoas.No século XX - o primeiro relato é de 1923 - e conta como Alfred Cruickshank avistou uma criatura com cerca de 3 metros de comprimento e dorso arqueado, mas o registo visual que iniciou a popularidade de Nessie data de 2 de Maio de 1933 e foi relatado pelo jornal local Inverness Courier numa reportagem cheia de sensacionalismo. Na peça conta-se que um casal viu um monstro aterrorizante a entrar e sair da água, como alguns golfinhos fazem. A notícia gerou sensação e um circo chegou mesmo a oferecer 20.000 libras pela captura da criatura. A esta oferta seguiu-se uma onda de registos visuais que resultaram em 19 de Abril de 1934 na mais famosa fotografia do monstro, tirada pelo cirurgião R.K. Wilson (daí o nome da fotografia, conhecida como Surgeon’s photo). A fotografia circulou pela imprensa mundial como prova absoluta da existência real do monstro.Décadas depois, em 1994 Marmaduke Wetherell confessou ter falsificado a fotografia enquanto repórter free lancer do Daily Mail em busca de um furo jornalístico. Wetherell afirmou também que decidiu usar o nome do Dr. Wilson como autor para conferir mais credibildade ao embuste.Em 25 de maio de 2007, Gordon Holmes, um técnico de laboratório de 55 anos de idade, filmou um vídeo que ele diz ser de uma "criatura preta, com cerca de 45 pés de comprimento, movendo-se rapidamente na água". O vídeo vai ser estudado por biólogos. Diz-se que o vídeo está "entre as mais brilhantes aparições do monstro já feitas". A BBC da Escócia transmitiu o vídeo em 29 de maio de 2007.
No dia 29 de Maio de 2003, o governo da Escócia declarou que o monstro não existe e as ideias de que ele existe não passam de fruto da imaginação.

Apesar disso até hoje relatos do suposto animal são noticiados.
Os monstros descritos por antigos navegantes seriam nada mais que criaturas comuns para nós hoje? Será que a interpretação e a imaginação aliadas da sede de descobertas foi ferramenta para essa fauna marinha monstruosa?


Vejam estes animais pré-históricos abaixo, répteis e peixes colossais. Estariam todos realmente extintos?
O maior registrado tinha 17 metros de comprimento.

---------------------------------------------------------------------------------------------
Existe muito a se descobrir no mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário