sábado, 30 de abril de 2011

Hienas

AS hienas sempre tevem uma terrível reputação. Os antigos pensavam que a sua gargalhada durante a noite era a risada de um homem colocando armadilhas fatais aos viajantes. Acreditavam que se a sombra de uma hiena caísse sobre a de um cão, este ficaria mudo e paralisado. Diziam que a hiena era a encarnação de espíritos de feiticeiros.A hiena é um animal atarracado, peludo, com grandes maxilares e quartos traseiros caídos. É um caçador diurno ou noturno, encontrado em toda a África e na Ásia meridional, desde o Mediterrâneo até a baía de Bengala.. Seu modo furtivo, o pêlo castanho-sujo, o andar manquejante, o grito áspero e o cheiro desagradável não ajudam muito sua reputação. Apesar disso, a hiena é útil na destruição de animais mortos. Sendo comedora de cadáveres, ela limpa o terreno, devorando todos os corpos que encontra no caminho. Além disso, é eficiente caçadora. Os leões e hienas sempre foram grandes rivais. 






A hiena-malhada (Crocuta crocuta) é a maior representante da família das hienas, (Hyaenidae). Uma fêmea adulta chega a pesar mais de 70 kg, sendo que são maiores que os machos.São o segundo maior carnivora da África.

A hiena-malhada vive em regiões de savana da África, sendo um extraordinário predador. A fama de serem carniceiras estúpidas não é merecida, pois são caçadoras formidaveis, perseguindo suas presas a velocidades de até 65 km/h, caçando em grupos de até 100 indivíduos. Por possuirem um coração grande, seu vigor é igualmente notável, capazes de manter a perseguição por longos períodos. 

Alimentação: elas consomem até ossos,cifres e casco As hienas possuem um amplo menu, alimentando-se de insetos e ovos de avestruz. Caçam ungulados de pequeno a médio porte, como gazelas, facoqueros, impalas, gnus, zebras,orix. A covardia é um mito. Se a fome aperta,ela atacão animais grandes, como girafas, rinocerontes,hipopótamos ou búfalos até filhotes de elefantes elefantes. Ao lado do abutre,marabus e o chacal, desempenha o papel de carniceira, devorando cadáveres de animais mortos assim evitão o cortaminamento de águas e o aparecimento de doenças e também se alimenta-se de animais que estejam moribundos, além de "roubar" a caça de outros predadores, tais como guepardos, leopardos,ceval,caracal,mabecos e leões.É dona das mandíbulas mais potentes do continente,e tem os dentes mais afiados entre os animais terrestres. 
Comportamento: Na sociedade das Hienas, as fêmeas é que mandam. Há a matriarca, a fêmea líder, que é quem dita as regras e os deveres de cada integrante. Depois vem as fêmeas de segundo e terceiro escalão. Os machos estão na base da pirâmide, sendo totalmente submissos as fêmeas que chegam a ser 20% maiores e mais pesadas. Ao contrário dos leões, cujos machos desempenham o papel de defensores do bando, a função da Hiena-macho é fazer número.

Comportamento com outras espécies : A Hiena compete com todos os grandes predadores africanos por espaço e comida. Matam ninhadas de mabecos, guepardos,chacal,caracal,ceval, leopardos e até dos leões (seu arqui-inimigo). Por causa do tamanho, só os leões lhe fazem frente e não raro hienas matão leoes em epóca de fome,para se alimentar.O confronto com qualquer espécie costuma ser perigoso, mas as Hienas não desperdiçam esforço a menos que valha a pena,já que são o segundo maior carnivoro da África;só perde para o leão.As hienas seguam espantar farios hipopótamos da beirra de um rio.
Reprodução:A gestação costuma ser de mais ou menos 110 dias, resultando em 1 ou 2até 3 crias de coloração marrom-escuro. Diferente dos filhotes de outros mamíferos, as Hienas nascem com os olhos abertos, e os dentes são afiados como grampos. No caso de nascerem duas fêmeas, estas começarão a lutar instantaneamente, até que só reste uma. Essa rivalidade que começa tão logo saem do útero se baseia em eliminar a concorrência para assim a que sobreviver dispor de toda a atenção materna
Força da mordida: 700 kg
Equivale a: Peso de um carro de porte pequeno.
Número de dentes: 36
Porte: 1,20 Á 180 m e 60 Á 80 kg
A rinha dos animais tem  a mordida tão forte que são capazes de esmagar os ossos de suas vítimas o que ajuda na caçada – essa é uma característica importante, já que o animal se alimenta preferencialmente da carcaça de bichos mortos, como búfalos e zebras.tem caninos que chegam á 5 centímetro. 

http://www.youtube.com/watch?v=7EvFBJiV1zs

Nenhum comentário:

Postar um comentário